Café especial é caro?

A resposta é: depende.

Primeiramente, porque o conceito de barato ou caro varia de pessoa para pessoa, cada uma tem seu estilo de vida, suas prioridades etc. Portanto, cada um deve julgar por si em última análise.

Isso dito, há fatores importantes que temos de levar em conta para julgar o preço de um café especial. Para isso, é preciso pensar além do café como um hábito corriqueiro. Vamos tomar como referência o vinho. Quem bebe vinho o faz porque sente prazer nisso, porque o vinho é uma bebida complexa, com aromas surpreendentes, que conta um pouco da história de onde veio, que proporciona uma experiência sensorial e gastronômica rica. Existem vinhos para todos os gostos e todos os preços, mas mesmo que você possa investir um bom dinheiro, não quer dizer que vai tomar vinho caro sempre. Há que levar em conta a ocasião, se é um jantar simples no meio da semana, um happy hour com colegas, ou uma comemoração com a pessoa amada. O mesmo vale para a cerveja: o fato de gostarmos das artesanais não quer dizer que não tomamos as mais populares, no boteco com os amigos. É a ocasião que dita o grau de investimento – e comprometimento – com a bebida.

Da mesma forma é o café. Os cafés classificados como especiais exigem um investimento maior porque exigem também uma atenção maior: atenção no plantio, no processamento, na torra, no preparo e na apreciação. Assim como o vinho e a cerveja, não faz sentido preparar um café de alta qualidade se você não vai ter tempo para ele. Aí, sim, você vai estar pagando caro.

Tome o café comercial se você estiver com pressa, se quiser acordar, abuse da praticidade da cápsula no escritório, e guarde o grão especial para os momentos de relaxamento e prazer, para dividir com alguém igualmente especial. Aprecie com calma, valorize o ritual manual e social que cerca a bebida, ele é tão importante quanto o produto em si. Pense na jornada que essa bebida fez, no cuidado meticuloso que ela recebeu em cada etapa dessa jornada, desde o pé até a sua xícara.

Se você incluir todos esses valores ao próximo café especial que tomar, vai entender e apreciar esta bebida maravilhosa muito mais.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.