Trabalhar em um espaço coworking é para mim?

No mundo todo, as pessoas têm adotado cada vez mais a ideia do escritório flexível. Para quem ainda não conhece, o conceito de escritório flexível permite que o trabalho seja feito de qualquer lugar.

Sendo assim, mesmo que você seja empregado de uma empresa situada em Belo Horizonte, você poderia realizar suas tarefas em uma cafeteria, um coworking ou na sua casa.

Embora escolher o local de trabalho não seja um luxo ao qual todos podem se dar, isso está mudando, e aqueles que têm a chance devem fazer o melhor proveito da oportunidade.

Mas a questão é: o coworking funciona para todo mundo?

Aqui no post, listamos algumas questões para levar em consideração na hora de decidir se o espaço coworking é uma boa opção para você.

Histórico pessoal

Vamos voltar no tempo. Você era uma criança que se sentia bem na sala de aula? Ou você era aquela que estava sempre distraída, olhando para a janela, contando os minutos para chegar em casa? Você ainda se sente assim no trabalho?

Muitos de nós crescemos com a ideia de que a distração e o desconforto em certos lugares refletem algo de errado conosco, que somos distraídos, não gostamos de estudar e/ou trabalhar. Porém, na verdade, o problema pode estar no espaço em que trabalhamos e como ele nos afeta individualmente.

Pesquisas mostram que a estrutura física de um espaço pode influenciar em até 25% a capacidade de aprendizado de uma pessoa. Isso quer dizer que muitas vezes o que consideramos ser uma deficiência nossa pode na verdade ser corrigido com uma mudança no ambiente.

Experimente os coworkings na sua região e tente encontrar um no qual o seu trabalho rende mais.

Ambiente doméstico

Se você vive com outras pessoas, talvez seja difícil reservar um tempo só para trabalhar. Caso você seja do tipo de pessoa que sofre para estabelecer limites claros, principalmente para quem você ama (isso inclui o seu animalzinho que chega com uma bolinha na boca), a situação pode ficar ainda mais complicada.

Um home office é o sonho de muitas pessoas, principalmente aquelas que querem criar um maior equilíbrio entre a carreira e a família. Mas o outro lado da moeda é que crianças dificilmente entendem que não podem te chamar ou querer brincar quando você está bem ao lado.

Morar com os pais, ter uma família grande ou até mesmo fazer parte de uma república também têm seus problemas. As outras pessoas têm as prioridades delas e essas nem sempre vão corresponder às suas.

Talvez você tenha um colega que goste de escutar um som alto ou um irmão que fique te chamando para jogar Borderlands nos momentos mais inapropriados (e sabendo que você dificilmente vai dizer não).

Orçamento

Uma das grandes vantagens dos coworkings é o preço em relação ao aluguel de salas ou escritórios através de imobiliárias.

Muitos espaços coworking oferecem, além de espaços compartilhados, salas privativas, as quais podem ser alugadas por dia, mês e, em alguns lugares, por hora.

Normalmente, o preço cobrado já inclui internet, luz e água, o que significa que você não precisa se preocupar com contas extras no fim do mês.

Tipo de trabalho

A atividade com a qual você trabalha pode também ter um papel importante na sua decisão. Caso o seu trabalho requeira apenas um computador e telefone, você provavelmente vai conseguir trabalhar em qualquer espaço coworking.

Porém, existem aquelas atividades em que um espaço maior, com máquinas e outras ferramentas seja necessário.

Para isso, hoje já existem coworkings voltados para atividades específicas, como advocacia, artes e engenharia.

No fim, a escolha de um coworking deve, acima de tudo, refletir a sua personalidade. Afinal, saber quais são as melhores condições para o seu trabalho render é um trabalho de autoconhecimento.

Por isso, não espere descobrir as melhores condições para você através de estudos e pesquisas. Além dessas mudarem com as estações, elas são feitas com o geral, e não o individual em mente. Descubra você mesmo se o coworking é o melhor ambiente de trabalho para você e mãos à obra.

 

 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.